Ata da 1ª reunião da abecip

Ata da 1ª reunião da diretoria abecip

gestão 2006-2007

São paulo, 18 de junho de 2007 das 09h00 às 13h30
local: biblioteca dante moreira leite - ipusp

Introdução

o objetivo da reunião foi definir as próximas ações da associação brasileira de editores científicos de psicologia referentes a pendências administrativas e burocráticas, assim como seu encaminhamento junto aos futuros membros e sócios.

participantes: aidyl macedo de queiroz perez-ramos (presidente passado), fermino fernades sisto (presidente futuro), maria inês gandolfo conceição (1ª secretária), maria imaculada cardoso sampaio (2ª secretária), lisiane bizarro araújo (1ª tesoureira), fabián javier marin rueda (titular do conselho fiscal), zélia maria mendes biasoli alves (suplente do conselho fiscal), acácia aparecida angeli dos santos (conselheira cfp), andré serradas (bvs-psi) e georgia nomi (bvs-psi).

pauta:

expediente
comunicado da diretoria
comunicado dos membros

ordem do dia:
1. afiliação; 2. anuidade; 3. registro da abecip (cartório); 4. registro da marca abecip (anampp - inpi) e taxa inpi; 5. abertura de firma (cnpj) e 6. contabilidade.

1. aos dezoito de junho de dois mil e sete reuniram-se na biblioteca dante moreira leite (ipusp), sede da abecip, os integrantes da diretoria e os representantes do conselho fiscal, juntamente com membros da bvs-psi, para a primeira reunião da associação brasileira de editores científicos de psicologia, denominada abecip.
2. iniciou-se a reunião às 9h30. aberta a sessão, imaculada justifica a ausência do presidente sebastião rogério gois moreira, que teve problemas pessoais e não pode comparecer, passando as decisões para os membros da diretoria que indicaram a presidente passado, dra. aidyl para presidir a reunião.
3. aidyl fala sobre as dificuldades enfrentadas para o registro oficial da abecip em cartório, após idas e vindas do documento e diversas correções para adaptá-lo às exigências do novo código civil, inclusive a presença no documento de todos os dados pessoais dos presentes na ata de fundação, a busca pela assinatura de um advogado que oficializasse juridicamente o estatuto, enfim, alguns percalços, que foram, finalmente, vencidos.
4. esclareceu, juntamente com imaculada e andré, que foi necessária a retirada de alguns nomes da ata devido a impossibilidade de contato e outras pessoas que se recusaram a constar no documento por motivos diversos. um exemplo é uma editora, que preferiu não fazer parte da abecip, pois assim que sair do corpo editorial da revista deseja mudar de área.

ordem do dia
assunto: afiliação
5. aidyl e imaculada perguntam como deverá ser feita a inscrição dos membros. acácia e fermino sugerem pessoa jurídica para revista e pessoa física para o editor e outros participantes. imaculada e andré concordam e citam exemplo de inês que está na diretoria e é editora também.
6. imaculada lê em voz alta o capítulo iv do estatuto sobre os associados, todos acompanham.
7. imaculada pede para que conste na ata a persistência e dedicação da dra. aidyl e geórgia, que possibilitaram o registro da abecipsi.
8. todos receberam uma tabela com o resultado de uma pesquisa realizada entre as associações já existentes, contendo valor de afiliação, forma de pagamento e outros dados para a definição dos critérios da associação.
9. aidyl sugere, devido à sua experiência, que facilite ao máximo o pagamento aos associados. imaculada sugere que a melhor forma de pagamento seria depósito bancário e cheque nominal.
10. acácia sugere a emissão de boleto on-line, pois facilita muito para quem faz transações bancárias através da internet.
11. após as sugestões, todos chegam a conclusão que será importante facilitar, ao máximo, o pagamento para os membros da associação e que os detalhes serão definidos após a abertura da conta corrente em um banco nacional que garanta taxas baixas e facilidades para essas transações.

assunto: abertura de firma e cnpj
12. aidyl passa para o assunto abertura de firma (cnpj) e pergunta em qual banco seria aberta a nossa conta.
13. a tesoureira lisiane diz que seria bom pesquisarmos as facilidades e ofertas dos bancos antes de definirmos qual ficará com a conta.
14. imaculada levanta a questão da gestão que está terminando, se não seria melhor esperar a próxima diretoria.
15. acácia acha que temos que abrir a conta de imediato, sem esperar a próxima gestão, pois essa ação é de extrema importância. informa que a cada mudança na diretoria é necessário comunicar ao cartório, aos membros e ao banco.
16. aidyl fala sobre doações, que está previsto no estatuto.
17. fermino sugere pedir aos diretores das editoras.
18. aidyl passa para o assunto anuidade.

anuidade

tomando por base a pesquisa realizada no site das associações, o grupo discute os valores para a abecip.

19. imaculada diz que a afiliação da abec é muito cara (r$200,00).
20. fermino diz que é difícil sair "burocraticamente" essa verba para afiliação dependendo da instituição.
21. acácia acha o valor razoável.
22. lisiane sugere r$180,00.
23. aidyl sugere r$150,00, pensando nas revistas que não possuem recursos.
24. todos concordam e lisiane sugere r$150,00 a anuidade institucional.
25. acácia e lisiane sugerem também um valor simbólico para pessoa física (estudantes) e até para editores que não possuem recursos.
26. lisiane e aidyl: sugerem r$160,00 (pessoa jurídica), r$80,00 (pessoa física-profissionais) e r$40,00 (estudante)

todos concordam e é encerrada a discussão sobre anuidade.

27. zélia faz um comunicado aos membros sobre a discussão realizada no evento da abec, quanto à avaliação de revistas para a scielo. as citações às revistas brasileiras é extremamente importante. explica que nas avaliações das revistas serão consideradas os currículos lattes dos pareceristas ad hoc , ou seja, a produtividade do comitê de pareceristas será um dos itens de avaliação das revistas.
28. andré levanta uma importante questão quanto à scielo, pois essa não deve ser usada como referência para a psicologia, porque possui poucos títulos na área.
29. zélia comenta sobre o item produtividade em relação à regionalidade e explica o absurdo em se comparar a produção do estado de são paulo em relação ao amazonas.
30. imaculada informa que está sendo feito um trabalho de levantamento das citações a periódicos pelas bibliotecas da rebap. para tanto, as bibliotecas estão analisando referências das dissertações e teses apresentadas aos programas de pós-graduação em psicologia, no período de 2004-2006.
31. lisiane confirma o desconhecimento dos próprios editores sobre o processo editorial.
32. imaculada explica que, após sua experiência ministrando o curso "como preparar artigo científico", observou o desconhecimento das pessoas em relação a como escrever e submeter artigos.
33. acácia fala sobre as conseqüências de se avaliar a produtividade dos pareceristas, pois, certamente, acarretará sobrecarga de trabalho para alguns pesquisadores.
34. inês fala sobre a publicação de artigos em inglês para atingir um público maior e buscar mais citações. entretanto, questiona o foco da publicação e o interesse pela realidade latino-americana.
35. lisiane comenta sobre as revistas de portugal que estão se interessando pelas brasileiras e isso faz com que aumente o número de citações.
36. zélia fala sobre a permuta da revista paidéia e seus contatos com revistas internacionais, inclusive várias de portugal e irá passar a lista para todos, assim outras revistas poderão permutar com portugal.
37. imaculada cita as diversas revistas latino-americanas que permutam com a psicologia usp e também se dispõe a passar a lista para possíveis contatos.

com a discussão levantada por zélia biasoli, o grupo concordou que é um assunto para o próximo encontro de editores.

38. voltando ao assunto abertura de firma, foi definido, em consenso, quem serão os responsáveis pela conta da associação: 1) fermino sisto (presidente futuro), 2) sebastião rogério (presidente atual) e 3) lisiane bizarro (1ª tesoureira).
39. aidyl sugere que sejam estabelecidos prazos para o pagamento das anuidades: até junho de 2008. após esse período o associado terá que pagar o valor reajustado. todos concordam.
40. aidyl define para 1º semestre r$80,00 (no caso de pessoa física) e a partir do 2º semestre, acréscimo de 20%.
41. lisiane pergunta sobre a página da abecip. imaculada diz que já existe no portal da bvs-psi, mas que teremos que fazer ajustes, pois colocaremos a ficha de inscrição e outras informações no site.
42. acácia pede para que seja criado o domínio da página da abecip, como www.abecip.org.br.

contabilidade
43. definido pelos membros que a conta corrente será criada em um banco localizado em são paulo, que oferecer os melhores benefícios, menores taxas e abrangência nacional terá preferência.
44. acácia sugere entrar em contato com o cfp e crp/sp para pedir orientações sobre os serviços de contabilidade.

assuntos gerais
45. aidyl mostra o estatuto e regimento interno da academia paulista de psicologia e fala sobre a importância da abecip ter um igual para distribuir aos membros. sempre que receber um novo associado, o mesmo receberá uma pequena brochura com o estatuto e o regimento interno que ainda será confeccionado.
46. todos concordam e aidyl e imaculada ficam responsáveis pela formulação do regimento interno da abecip, que enviarão para a diretoria para sugestões, aprovação e votação na próxima reunião.
47. lisiane pergunta se os estudantes terão direito a voto para a eleições da próxima gestão, imaculada responde dizendo que segundo o estatuto todos tem direito a voto.
48. inês pergunta para zélia sobre as impressões da abec quanto à abecip.
49. imaculada diz que sebastião quer colocar uma palestra sobre a abecip na programação do evento da abec, em outubro.
50. zélia diz que abec quer se aproximar e estreitar ligações.
51. após fazer algumas ligações, acácia obtém uma resposta do sr. pepe (gerente crp/sp) e diz que eles poderão ajudar a abecip nos serviços de contabilidade.
52. imaculada propõe que ao final da reunião façamos um "check-list" das atividades a serem desenvolvidas.
53. fermino sugere que a abecip apresente em projeto ao cfp para inclusão de novos títulos no pepsic, assim como a entrada de novos fascículos para aquelas que não conseguem ampliar suas coleções no portal.
54. aidyl e o restante dos membros concordam.
55. lisiane concorda, mas acredita que esse será um privilégio das revistas associadas à abecip e que apresentem boa avaliação e que não recebam recursos do cnpq.
56. andré explica que é necessário oferecer vantagens para as outras revistas que conseguem se manter no pepsic e scielo.

encontro da abecip
57. imaculada propõe fazer um curso do seer no encontro de editores, inês e lisiane complementam propondo que poderia haver dois cursos, um para os que já utilizam e outro para os iniciantes.
58. andré diz que um curso do seer dentro do encontro, com duração de um dia, seria impossível e que a equipe do ibict informou que não viaja mais para dar o curso.
59. acácia propõe uma mesa-redonda para os interessados.
60. lisiane propõe unir o encontro de editores com a nova eleição da abecip, em março de 2008. sugere que seja proporcionado um workshop prático do seer e mais um dia para os interessados em geral.
61. inês sugere que o evento seja em brasília, devido a localização do ibict, assim os representantes não precisariam sair de brasília e que seria de grande importância a presença da scielo no encontro.

possíveis datas para o encontro abecip:
* 14 e 15 de março de 2008
* 28 e 29 de março de 2008
* 04 e 05 de abril de 2008
*inês irá verificar com o ibict qual será a data possível para a equipe do seer.

62. para decidir sobre a participação financeira das grandes instituições, os membros discutiram alguns pontos do estatuto sobre associados beneméritos e associados mantenedores, em que o primeiro colabora com uma quantia (doação) referente a 200 anuidades vigentes para os associados institucionais e o segundo se compromete, por um prazo não inferior a 5 anos, a contribuir, anualmente, com 20 vezes a anuidade vigente para associados efetivos. concluiu-se que é necessário convidar alguns beneméritos para início das contribuições.
63. sugeriu-se que os sócios (institucionais) tenham um espaço para divulgação em todos os eventos da abecip. todos os presentes concordam com a sugestão.
64. ao final, concluiu-se que as atividades do seer serão em dois dias: 1) workshop dos usuários; 2) curso para iniciantes.
65. lisiane sugere um critério: anos pares ajudamos os qualis a, anos ímpares qualis b

66. decidida a data da próxima reunião da abecip. será no 2º ou 3º dia dentro do xi encontro nacional de editores científicos - xi enec (abec), que acontecerá nos dias 2 a 6 de outubro de 2007, em ouro preto / mg, para que seja aproveitada a presença dos membros no evento.

*verificar sala e horário com zélia biasoli.

atividades a serem desenvolvidas:




ação

responsável

prazo

1.cnpj da abecip

imaculada e georgia

imediato

2.organizar documentos para abertura de cnpj e conta corrente

imaculada e georgia

imediato

3. formulário de inscrição

imaculada e diretoria

próxima reunião

4. contato com bancos

imaculada e georgia

imediato

5. registro do domínio abecip.org

imaculada e georgia

imediato

6.regimento interno (incluir benefícios aos associados)

aidyl e imaculada

próxima reunião

7. envio de convite para futuros sócios (e-mail, carta, notícia no site)

imaculada e georgia

imediato

8.convite formal aos associados mantenedores e beneméritos (casa do psicólogo, vetor, cfp)

acácia e fermino

imediato

9.convite formal para revistas, psicólogos, associações e entidades da usp

imaculada, georgia e andré

imediato

10. enviar para acácia e yvone (cfp) ofício para custos em cartório da dra. aidyl

imaculada e georgia

imediato

11. projeto de solicitação de verba para a bvs-psi (assunto: pepsic - doi - resumos em espanhol)

imaculada e andré

próxima reunião

12. verificar com o ibict em qual data será o encontro da abecip e a disponibilidade de fazer em brasília.

inês

imediato

13. enviar para zélia solicitação de sala e data para reunião abecip no xi enec.

imaculada

imediato

  1. encerrou-se às 13h30 a 1ª reunião da abecip da qual eu, georgia nomi, lavro esta ata, que teve a revisão da 2ª secretária da abecipsi, maria imaculada cardoso sampaio.

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